domingo, 11 de maio de 2014

CLASSIFICAÇÃO DAS ROCHAS

           Como já sabemos, existem três classificações para as rochas, de acordo com a sua formação: Magmáticas, Sedimentares e Metamórficas.  

• MAGMÁTICAS:
            Rochas Magmáticas, também são conhecidas como Ígneas, tem origem no interior da Terra e são produtos da solidificação do magma pastoso. Esse magma é composto de uma substância fluida com fundição parcial ou total, formada por uma fusão completa de silicatos, silícios e elementos voláteis, como por exemplo, o vapor d água, cloretos, hidrogênio, flúor e outros. Esse tipo de rocha é muito resistente e também muito antiga.
            Entre as mais abundantes rochas magmáticas temos o Granito e o Diabásio. Partes dessas rochas formam-se toda vez que ocorrem erupções vulcânicas que expelem lava pela superfície, renovando assim a quantidade das mesmas no ambiente.

          Este tipo de rocha pode se solidificar tanto quando atinge a superfície ou quando ainda está no interior da Terra. Por esse mesmo motivo, podemos classificá-las em rochas Intrusivas ou Extrusivas.

Intrusivas ou Plutônicas: São formadas no interior da Crosta, por meio de resfriamento lento, que dá origem a cristais.














Granito formado por arrefecimento lento do magma


Extrusivas ou Vulcânicas: São formadas na superfície, depois do rápido resfriamento gerado pelo contato com o ar atmosférico ou com a água, dando origem a cristais.















Basalto formado por arrefecimento rápido da lava


• SEDIMENTARES:

            Esse tipo de rocha é chamado de rocha Sedimentar e se forma a partir de mudanças ocorridas em outras rochas. Chuva, vento, água dos rios, ondas do mar, entre outros, aos poucos, vai fragmentando as rochas em grãos de minerais. Pouco a pouco, ao longo de milhares de anos, até o granito mais sólido se transforma em pequenos fragmentos. Esse processo é chamado de Intemperismo.

            Os fragmentos de rochas são transportados pelos ventos ou pela água da chuva até os rios, que, por sua vez, os levam para o fundo de lagos e oceanos. Lá os fragmentos vão se depositando em camadas. É assim que se formam, por exemplo, terrenos cobertos de areia, como as praias.

            As rochas sedimentares surgem quando esses fragmentos ou sedimentos vão se acumulando ao longo do tempo e as camadas de cima exercem pressão sobre as camadas de baixo, compactando-as. E então essa pressão acaba por agrupar e cimentar os fragmentos endurecendo a massa formada. 

São classificadas em três:

• Rochas Sedimentares Clásticas ou Detríticas: se originam pela deposição (sedimentação) das partículas originadas pela erosão de outras rochas.













Arenito (formado por clastos finos ligados por um cimento)












Argilito (formado por clastos finos de argila)


• Rochas Sedimentares Químicas: se originam pela formação de sedimentos resultados do depósito de materiais dissolvidos em água.

Exemplo: Carvão

• Rochas Sedimentares Orgânicas: se originam dos restos e secreções de organismos vivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário